Frequently Asked Questions/Languages/Português

Que serviços para deficientes a Qatar Airways oferece?

Qatar Airways Support
posted this on May 16, 2013 11:45

A Qatar Airways visa atender às necessidades de clientes com necessidades especiais.

Para melhor servi-lo, pedimos que entre em contato conosco e nos diga especificamente quais são suas necessidades quando for fazer sua reserva e pelo menos 48 horas antes do voo.

Abaixo estão descritas algumas diretrizes da assistência especial que oferecemos. Em caso de uma dúvida específica, consulte o seu agente de viagens ou entre em contato com seu escritório local da Qatar Airways ou com o call center.

Auxílio com locomoção no aeroporto

A Qatar Airways presta serviço de mobilidade para ajudá-lo a se locomover pelo aeroporto. É aconselhável avisar-nos das suas necessidades ao fazer sua reserva e pelo menos 48 horas antes do voo.

Equipamentos a bordo da aeronave

As aeronaves da Qatar Airways geralmente estão equipadas com os seguintes itens:

•             Assentos possuem repousos de braço móveis na qual os pacientes com mobilidade reduzida se sentam mais facilmente.  Faremos o possível para lhe dar um assento que atenda às suas necessidades. Entretanto, devido a certas considerações de segurança, não poderemos dispor de um assento perto da saída de emergência.

•             Sanitários:  na maioria das nossas aeronaves equipados com itens como corrimões.

•             Espaçosas aeronaves (Airbus A330/340 e Boeing 777) equipadas com cadeira de rodas especiais. As aeronaves mais estreitas, entretanto, não contam com esse item. As aeronaves mais largas geralmente são usadas em voos de duração superior a 5 horas.

Cadeira de rodas

Se pretende viajar com a sua própria cadeira de rodas ou usar outro aparelho que facilita a sua locomoção, informe-nos ao reservar seu assento ou depois de ter feito sua reserva. Nós transportaremos sua cadeira de rodas ou outro equipamento gratuitamente. As seguintes disposições referem-se a equipamentos que facilitam a locomoção:

•             Você poderá usar sua cadeira de rodas ou equipamento de locomoção onde for possível. Entretanto, outra cadeira de rodas será usada para levá-lo à sua poltrona no avião.

•             Cadeiras de rodas e demais equipamentos de locomoção movidos a bateria serão despachados e mantidos no porão da aeronave. Não é permitido transportar bateria danificada ou com vazamento.

•             Dê todas as informações relevantes a respeito da sua cadeira de rodas/equipamento para locomoção aos nossos funcionários antes de embarcar. Isto fará com que eles possam auxiliá-lo mais eficientemente e tomar as medidas de segurança cabíveis.

Voos de/ para os EUA:

•             Nossas aeronaves têm espaço acima da poltrona do passageiro para uma cadeira de rodas dobrável ou manual ou outro equipamento de locomoção, como bengalas, muletas e andadores. O espaço destina-se a quem chegar primeiro.

•             Se não houver espaço disponível sobre o assento do passageiro, sua cadeira de rodas ou equipamento de locomoção será despachado para o porão da aeronave. Cadeiras de rodas com baterias que podem vazar são aceitas somente em voos dentro do EUA.

Acompanhantes

Normalmente não são necessários acompanhantes para passageiros com mobilidade reduzida. Entretanto e dependendo de circunstâncias específicas, por motivos de segurança um ou mais acompanhantes serão necessários nas seguintes situações:

•             Passageiros em maca ou incubadeira

•             Passageiros com deficiência mental, auditiva ou visual e que não compreendem as instruções e conselhos de segurança dados pela tripulação em caso de emergência incluindo informações transmitidas de forma acessível.

•             Passageiros que, sem auxílio, não consigam afivelar o cinto de segurança, levantar-se da poltrona e locomover-se até a saída de emergência, pegar e vestir o colete salva-vidas e pôr a máscara de oxigênio sem ajuda.

•             Passageiros que precisam de ajuda pessoal com o sistema suplementar de oxigênio, para comer ou para usar o sanitário. A tripulação não pode auxiliar nessas áreas.

Passageiros com dificuldades visuais

Informe-nos o mais rápido possível para podermos encontrar um profissional que o acompanhará no embarque e desembarque da aeronave.  Nossa tripulação dará instruções de segurança e prestará a assistência necessária durante o voo.

Passageiros com dificuldades auditivas

Informe-nos o mais rápido possível para podermos encontrar um profissional que o acompanhará no embarque e desembarque da aeronave.  Nossa tripulação dará instruções de segurança e prestará a assistência necessária durante o voo. O vídeo a bordo sobre segurança vem com legenda em inglês.

Viajando com cães-guias

A Qatar Airways permite levar a bordo sem custo adicional um cão de assistência apenas em itinerários que incluem voos de/para os EUA. Nas demais rotas, não se autorizará a entrada de cães de assistência, mas estes serão transportados sem custo adicional no porão da aeronave. Nenhum outro tipo de animal-guia será permitido a bordo ou em qualquer outro voo.

Para os itinerários nos EUA, deve-se satisfazer as seguintes exigências para a admissão de seu cão:

•             Notifique nosso escritório de reservas ou call center pelo menos 48 horas antes do horário previsto para o voo e faça o check-in uma hora antes do início normal de check-in.

•             Você deve apresentar provas, no ato da reserva ou quando fizer o check-in no aeroporto, que o cão que o acompanha tem a finalidade de auxiliá-lo e que este não fará suas necessidades durante o voo ou que você se responsabilizará pelos seus dejetos sem criar qualquer inconveniente sanitário no avião.

•             Você deve levar material absorvente ou outro material necessário para esse fim. Recomendamos que prepare o cão para o voo fazendo-o exercitar-se muito e limitando sua ingestão de líquido antes do voo.

•             Recomendamos mantê-lo preso a um arnês de segurança durante a decolagem, aterrissagem e sempre que for acionado o sinal de afivelar cinto de segurança.

•             Se você for acompanhado de cão para assistência emocional ou atendimento psiquiátrico, além das exigências supracitadas, você deve apresentar certidões de um profissional de saúde certificado. A certidão deve ser redigida com cabeçalho com o nome do profissional, assinada e não ter sido expedida há mais de um ano antes da data programada para o voo.

•             Se seu cão não puder ser acomodado próximo ao seu assento, nós lhe oferecemos outro assento caso haja um disponível na aeronave. No entanto, o cão de assistência não pode ser acomodado onde possa obstruir o corredor ou saída de emergência ou interferir no espaço para as pernas do passageiro sentado ao seu lado.

Necessidades adicionais

Queira entrar em contato conosco caso precise de qualquer outro auxílio por parte da Qatar Airways. Aqui há uma lista com os contatos dos nossos escritórios.

Condições de transporte

Para maiores informações, por favor consulte também as nossas Condições de Transporte.

 
Topic is closed for comments